sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Facebook

Faturamento do Facebook em 2010 foi de US$ 2 bilhões




O Facebook, que num passado recente chegou a ser criticado por não saber como fazer dinheiro, está prestes a fechar 2010 com receitas da ordem de 2 bilhões de dólares.
O site de notícias Bloomberg informou na quinta-feira (16/12) que a maior rede social do mundo espera faturar o dobro do resultado de 2009, que estaria entre 700 milhões e 800 milhões.
Citando fontes anônimas, o Bloomberg também informou que os executivos do Facebook tinham a expectativa de alcançar vendas de 1,5 bilhões este ano, mas superaram a meta em meio bilhão.
“Não me surpreende que tenham finalmente monetizado seus ativos”, disse Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research. “O resultado é uma combinação do aumento de page views, interesse do consumidor em mídia social e uma maré alta de publicidade.”
Modelo de negócio
Não faz muito tempo o Facebook recebia várias críticas sobre sua necessidade de desenvolver um plano de negócios sólido. Embora crescesse rapidamente, a rede social precisava de um modelo de negócios para tirar vantagem desse embalo. O Facebook respondeu às críticas atraindo cada vez mais dólares de publicidade.
De acordo com o Bloomberg, o Facebook tornou-se um veículo atraente para grandes anunciantes, como Coca-Cola, JP Morgan Chase e Adidas.
O Facebook não comentou a informação divulgada pela Bloomberg.
Gottheil acrescentou que o Facebook tomou boas decisões de negócio, mas ponderou que seria difícil não fazer bastante dinheiro com uma base tão grande de consumidores. O Facebook anunciou em julho ter superado a marca de 500 milhões de usuários.
“O Facebook certamente mostrou uma grande virada, mas não é realmente uma surpresa”, disse Gottheil. “Para quem tem tanto tráfego, tanta informação de consumidores e tanto estímulo entre seus usuários, os dólares acabam aparecendo mais cedo ou mais tarde.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário